A Revolução Científica
resumo em linha temporal
O elemento que vai
causa grande impacto e transformar a maneira
de
pensar e o modo de ver o mundo... a Revolução Científica do século XVII.
A
Revolução Científica foi um movimento de ideias que compreende, mais
ou
menos, o intervalo entre a publicação do livro Das revoluções dos corpos
celestes
(1543), de Nicolau Copérnico, até a obra de Isaac Newton, Princípios
matemáticos
de filosofia natural, publicada pela primeira vez em 1687 “REALE
& ANTISERI, 2003”. As
características principais desse movimento estão na
obra
de Galileu, no século XVII, e encontram os seus pressupostos filosóficos nas ideias
de Descartes e Bacon.
A
Revolução Científica deve ser compreendida como a expressão do nascimento da nova
ordem burguesa. As invenções e as descobertas são inseparáveis da nova Ciência,
pois para o desenvolvimento do Capitalismo, a burguesia necessita de um conhecimento
que investigue as forças da natureza a fim de usá-las em seu próprio interesse
e benefício. A ciência deixa de ser uma serva da Teologia, deixa de ser um
saber contemplativo para, em união com a Técnica, poder servir à nova classe social
“ARANHA & MARTINS, 2007”.
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O
que mudou com a Revolução Científica?
O pensamento antigo e
medieval partia da realidade inquestionável do objeto e
da capacidade humana de
conhecer esse objeto. Na época moderna, o problema não é saber se uma coisa
existe ou não, mas se nós podemos conhecê-la “ARANHA
& MARTINS, 2007”.
O pensador moderno
começa duvidando de tudo. É na descoberta da
subjetividade (relativo
ao sujeito) que se move toda a epistemologia moderna
(questões relativas ao
conhecimento). O filósofo passa a se preocupar mais com o sujeito que conhece
do que com o objeto a ser conhecido.
Outra característica
importante do pensamento moderno é o Antropocentrismo
“ARANHA & MARTINS, 2007”. No pensamento medieval, predomina o
Teocentrismo (Deus é o
centro de tudo), o homem moderno coloca a si mesmo
como medida das coisas e
de sua consciência. Como contraponto à explicação
religiosa do mundo,
surge a laicização (visão não religiosa) do pensamento, da
moral e da política.
A
Transformação da Imagem do Universo
O
elemento que desencadeou esse movimento de ideias foi a
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