domingo, 8 de maio de 2022

A liberdade individual e a sociedade

 


A ascensão da liberdade individual e a sociedade 


As ideias iluministas foram centrais para o estabelecimento do poder da burguesia na contemporaneidade. De acordo com os teóricos alemães Friedrich Engels, (1820-1895) e Karl Marx (1818-1883), a burguesia é um grupo social composto de proprietários dos meios de produção, ou seja, as pessoas donas das ferramentas pra produzir um produto, ao longo dos séculos XVIII e XIX a revolução industrial instaurou uma transformação nos métodos de produção. Produtos que era produzido artesanalmente, passou a ser produzido por máquinas e em uma indústria, concentrando o poder nas mãos de poucos...assim o burguês, angariou grande poder econômico, e após a revolução francesa prestígio político, também alterando a forma de organização do estado, tirando o poder da nobreza e da igreja de Roma, iniciou o sistema de estado nação, como conhecemos, a saber, Legislativo, Executivo, e Judiciário, inclinado a garantir a igualdade jurídica, e a proteção a propriedade privada. 






 

A igualdade jurídica, coloca o indivíduo no centro deste processo, A liberdade individual, deverá der garantida pelo estado, já que todos os cidadãos são iguais perante a lei, ninguém poderia ser preso sem um processo legal, nem sem que o mesmo pudesse se defender, todos poderiam votar e candidatar a cargos públicos, independentemente de seu lugar social de nascença. 

Em 1859, o economista ingles Stuart Mill (1806-1873) escreveu um tratado intitulado “Sobre a liberdade”, em que pontuava que a liberdade individual requeria liberdade de consciência, de pensamento, de opinião, e de expressão. O individuo seria, livre pra pensar, decidir, trabalhar e agir, sem estar submetido, constrangido, ou obrigado por alguma coisa ou alguem, desde que dentro da lei e do respeito as normas sociais vigentes, da mesma forma, seria livre pra buscar sua propria felicidade e para se organizar coletivamente...  






a matrix contemporânea.




pense: o ser humano conseguiu sua liberdade? afinal...



Num tempo de recursos escassos, permitir que terra e riquezas sejam controladas por muito poucos — e herdadas — é roubar as novas gerações. 






Sem função social, a propriedade deixa de existir





O presente artigo objetiva analisar a trajetória da noção de indivíduo na formação do Estado Moderno, ressaltando a ampla compreensão de que o direito natural ganhou novas perspectivas na modernidade, uma vez que o que se colocou em questão foi a transferência de uma visão teológica para uma visão racional do indivíduo 

LIBERDADE INDIVIDUAL:A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO A PARTIR DO ESTADO MODERNO







THOMAS HOBBES, CONTRATO SOCIAL E OS LIMITES DA LIBERDADE | Como alcançar outro nível na sua redação



 





observe o quadro exposto....



entenda seu significado...



 Partindo do princípio de que a mulher que se refere o quadro é a deusa da liberdade, e vemos o mundo reverenciando-a, onde mais podemos encontrar este arquétipo no mundo contemporâneo, e antes, nos tempos mais remotos como era ela conhecida...   



Eleutéria – A Deusa Grega da Liberdade

 

quem é este simbolo afinal? 



sábado, 7 de maio de 2022

A sinceridade é o traço do caráter virtude que se traduz em uma conduta franca, verdadeira,


 franqueza, lisura, lhaneza ou honestidade. A sinceridade é o traço do caráter ou da personalidade de um indivíduo. É uma virtude que se traduz em uma conduta franca, verdadeira e leal.


 Sinceridade 






O que é Sinceridade: 

Sinceridade significa franquezalisuralhaneza ou honestidade. A sinceridade é o traço do caráter ou da personalidade de um indivíduo. É uma virtude que se traduz em uma conduta franca, verdadeira e leal. 

Sinceridade é dizer o que realmente se pensa, mesmo sabendo que isso pode trazer prejuízos. A sinceridade está relacionada com falar a verdade e ser honesto com aquilo que se sente. 

Uma das definições de sinceridade indicam ser uma mistura de franqueza e verdade. Por outro lado, a sinceridade também pode fazer com que a pessoa exponha algo íntimo ou o que sente, gerando algum grau de vulnerabilidade em relação a outra pessoa. Nesses casos, a sinceridade reúne a honestidade e a confiança. 

Muitas pessoas que não são sinceras buscam, na mentira, uma forma de manipular a outra pessoa, controlar uma situação a seu favor, evitar uma situação embaraçosa ou mesmo se beneficiar a partir da falsidade. 

Por exemplo, se um amigo te pergunta se você gosta da sua roupa nova e você diz que sim, mesmo pensando que não, isso é falta de sinceridade. 

No entanto, é importante salientar que ser sincero não é ser bruto, é possível ser sincero sem magoar ou ser rude com as pessoas ao expressar opiniões. 

Existe também a white lie, expressão em inglês que em português significa mentira piedosa ou mentira inocente que consiste em uma mentira com boa intenção, dita para não ferir os sentimentos de outra pessoa. Ainda assim, como toda mentira, falta com a sinceridade. 

Há também o chamado "sincericídio", uma expressão popular que traz o sentido de uma fala sincera que acarreta muitos problemas e que a pessoa que foi sincera será punida por sua sinceridade. Uma analogia a um suicídio por sinceridade. 

A sinceridade é um valor moral e social que pressupõe uma relação justa, honesta e cordial entre as pessoas. 

Sinceridade e honestidade 

Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, existem diferenças entre sinceridade e honestidade. 

Por exemplo, quando uma pessoa diz: "Eu confesso, fui eu que roubei o seu carro", ela foi sincera, porque admitiu que cometeu o crime. Apesar disso, ela não foi honesta, porque cometeu um ato ilícito, que vai contra as normas morais da honradez e decência. 

A Honestidade, valor fundamental para o ser humano.

  

  1. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...



Significado de Honestidade 


O que é Honestidade:

 

Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentirnão fraudarnão enganar. 

Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra. 

A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo. 

Exemplo: “É difícil encontrar um político honesto”. 

Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas. 

Saiba mais sobre o significado da Moral. 



Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "caretas", ou são humilhados por outros. 

Alguns sinônimos de honestidade são: honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor e dignidade. 

No mundo da música a honestidade é muitas vezes mencionada. Um exemplo disso é a música Pânico na Zona Sul, do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, cuja letra afirma: "Honestidade nunca será demais, sua moral não se ganha, se faz".